BIBLIOTECA DA FEAAC/UFC

Início » Alertas » Prestígio de revistas científicas: o SJR

Prestígio de revistas científicas: o SJR


Os índices de avaliação de revistas científicas (rankings), são fontes de informação importantes para se aferir o prestígio das publicações para uma determinada área científica. São ferramentas de referência ao nível da avaliação da investigação e muito usadas também por parte dos investigadores no momento de seleção de publicações para publicar artigos.

Um dos rankings internacionalmente mais conhecidos e utilizados são os disponíveis na base da Thomson Scientific “Journal Citation Reports”  , onde se podem consultar dados bibliométricos de avaliação das publicações baseados nas citações contabilizadas na base de dados “Web of Science”, entre os quais o mais relevante é o factor de impacto.

Outro dos indicadores fundamentais é o SCImago Journal Rank (SJR) indicator, disponível no site SCImago Journal & Country Rank . Este indicador consiste numa medida de visibilidade das revistas científicas – “journal prestige“ – baseando-se na contagem de citações efetuada na base de dados SCOPUS. Expressa o número médio de citações “positivas” recebidas no ano selecionado pelos artigos de uma dada revista (mais informação).

Fonte: Texto adaptado do Blog da Biblioteca da Universidade de Aveiro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: