BIBLIOTECA DA FEAAC/UFC

Início » Alertas » Ibama lança biblioteca digital

Ibama lança biblioteca digital


Órgão começa a disponibilizar teses, artigos, imagens e material de referência pela internet

A sede do Ibama, em Brasília, possui uma biblioteca aberta ao público com 130 mil itens entre livros, teses, periódicos, imagens e vídeos. Mas só quem vai à capital federal pode consultá-los fisicamente. Aos poucos, porém, esse material começa a ser digitalizado e incluído na internet, dentro da biblioteca digital do órgão. Segundo Jorditânea Souto, coordenadora do Centro Nacional de Informação Ambiental (CNIA), o objetivo é disponibilizar na rede todo o material devidamente autorizado para que qualquer pessoa no país possa consultá-lo livremente. “Pela primeira vez, vamos dar acesso sem fronteiras ao acervo”, diz Jorditânea. “A digitalização é uma demanda da sociedade e uma tendência sem volta.”
Por enquanto, a biblioteca (acesse http://www.ibama.gov.br/sophia/) está sendo alimentada com artigos e teses científicas de servidores do Ibama e de pesquisadores interessados em divulgar seus trabalhos. Também já estão disponíveis imagens do acervo do órgão, periódicos e materiais de referência, como relatórios de impacto ambiental e a legislação de meio ambiente.
A coordenadora não soube dizer quantos itens já estão digitalizados e on-line. “Estamos incluindo muita coisa neste momento, por isso ainda não tenho um balanço”, explica Jorditânea. Segundo ela, nos próximos meses serão incluídos vídeos feitos com apoio do Ibama e os livros que são lançados pelo próprio órgão.
O objetivo também é integrar à biblioteca digital do Ibama as bases de bibliotecas de todo o país que fazem parte da Rede Nacional de Informação sobre o Meio Ambiente (Renima). “Serão ao todo 32 bibliotecas conectadas”, diz Jorditânea. Também há planos para integrar conteúdo de instituições internacionais no futuro.
FontePublishNews
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: