BIBLIOTECA DA FEAAC/UFC

Início » Atualidades » 3 Razões para o Sucesso de Bel Pesce, Fenômeno do eBook Brasileiro com 350 mil downloads em 20 dias

3 Razões para o Sucesso de Bel Pesce, Fenômeno do eBook Brasileiro com 350 mil downloads em 20 dias


Autora brasileira, estreante, desconhecida, oferecendo ebook gratuito. Já existem inúmeras pessoas, aqui no Brasil, que batem com esta descrição. Só uma delas conseguiu ter seu ebook baixado mais de 350 mil vezes, em apenas 20 dias. A autora do ebook, e da façanha, é Bel Pesce, autora de A Menina do Vale – Como o empreendedorismo pode mudar sua vida. Uma moça de 24 anos e hoje, ao que tudo indica, a autora brasileira com mais downloads em tão curto período de tempo. Eu tive o privilégio de acompanhar o desenvolvimento do ebook, porque a Simplíssimo produziu a versão em formato ePub, que está sendo distribuída na IBA, a loja de ebooks do Grupo Abril. Todos devem estar se perguntando como ela conseguiu a proeza… então vou me atrever a arriscar 3 razões, a mais importante sendo a número #3:

#1 Facilitar a vida dos leitores

Parece trivial, mas não é. Ao oferecer o ebook para download direto em seu site, a autora simplificou completamente o processo de aquisição do livro. Não pediu cadastro, nem inventou alguma forma bizarra de distribuição do livro. Apenas um link para download. Tanto o mais nerd dos nerds, quanto o mais inseguro dos internautas, conseguiria baixar o ebook.

Outro detalhe neste ponto, é que o ebook foi oferecido em PDF. Pessoalmente, penso que ler um PDF em qualquer outro aparelho, que não seja um computador, é uma tortura. Mas a ideia da autora era facilitar ao máximo e permitir que qualquer pessoa conseguisse ler. Neste caso, foi mesmo a melhor alternativa. E os leitores que possuem ereaders e tablets, e preferissem uma leitura mais adequada aos seus aparelhos, poderiam recorrer à IBA.

#2 Ser relevante

É preciso estar sintonizado com um contexto, trazer uma contribuição que seja considerada relevante pelas pessoas. De certa forma, o sucesso de “A Menina do Vale” captura o zeitgeist do nosso país. O leitor pode discordar, mas veja bem: é um livro sobre empreendedorismo, escrito por uma brasileira, paulista, jovem, que conseguiu estudar no MIT e foi trabalhar no Vale do Silício. O livro, e a autora, não capturam justamente o espírito da nossa época? Do Brasil “novo”, no sentido de jovem, forjado na matriz do sucesso nacional (São Paulo), que vence fora das fronteiras e especialmente, na região do planeta que mais influi na vida das pessoas atualmente (o Vale do Silício)?

De todo modo, é indiscutível que o assunto do livro e o contexto da autora relacionam temas que estão constantemente na pauta da mídia. Se a Bel tivesse escrito um livro sobre qualquer outro assunto, ou um livro de ficção, não teria tido o mesmo resultado. Existe uma infinidade de ebooks distribuídos gratuitamente pelos seus autores, que não alcançam a mesma ressonância. Para estes, nem o melhor planejamento do mundo faria com que uma massa tão grande de pessoas se interessassem. Felizmente, a medida do sucesso é muito relativa.

#3 Ser intrépida, audaciosa mesmo – mas tendo um plano

Fiquei sabendo da Bel em fevereiro, numa noite de domingo, quando ela me ligou do nada, sem aviso prévio – algo típico da Bel, se você já leu o livro vai entender do que estou falando. Em cerca de 15 minutos ela me disse tudo o que eu precisava saber sobre ela, seu livro, quais os planos de lançamento e o que precisava da Simplíssimo. Mesmo quem é cético por natureza, fica impressionado com a energia e a intrepidez da Bel.

Nos meus vários contatos com autores estreantes, ela foi a primeira que parecia saber exatamente o que estava fazendo e que resultado queria atingir (não é à toa que escreve sobre empreendedorismo). Não era mais um autor com dúvidas existenciais, ou incerto sobre as chances de sucesso de publicar seu livro do jeito X ou Y. Ela ligou para saber se eu tinha interesse em ajudar ela a concretizar o plano dela. Com simpatia e tranquilidade, mas também de forma bem objetiva, sem rodeios. E isso muda tudo. A partir do momento que ela demonstrou ter um planejamento, que não iria descansar enquanto não cumprissse o plano até o final… era impossível deixar de apoiar o ebook “A Menina do Vale”.

Se ela chegou à extraordinária marca de 350 mil downloads, e desconfio que passe logo, logo, de um milhão, é porque um dia ela decidiu que iria escrever um livro, mas foi adiante no raciocínio e tratou de planejar como faria para o livro ser lido pelo maior número possível de pessoas. Quando eu conheci a Bel, em fevereiro, ela estava iniciando a diagramação do seu livro em PDF, mantendo contato com jornalistas de veículos variados para lançar seu livro, preparando um site… com vários meses de antecedência, ela estava se articulando, trabalhando um pouquinho todos os dias em prol do lançamento.

Veja a notícia da quebra da barreira dos 350 mil download aqui: Livro de brasileira no Vale do Silício supera 350 mil downloads – Guia de Startups – EXAME.com.

Você pode baixar a versão ePub do livro na loja IBA ou a versão PDF no site da autora.

Fonte: Revolução Ebook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escolha uma data, clique e veja o que a BFEAAC postou

setembro 2012
S T Q Q S S D
« ago   out »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
%d blogueiros gostam disto: