BIBLIOTECA DA FEAAC/UFC

Início » Atualidades » Os perigos de usar Google Imagens ou Wikimedia para ilustrar nossos trabalhos

Os perigos de usar Google Imagens ou Wikimedia para ilustrar nossos trabalhos


Quando escrevemos um artigo, criamos um cabeçalho ou ilustramos qualquer seção de nosso site temos que buscar conteúdo gratuito de boa qualidade que ajude a atrair a atenção de nossos visitantes ou clientes. A tentação de acessar a enorme quantidade de conteúdo de imagens no Google ou a suposta garantia de Wikimedia para encontrar fotografias “de livre uso” é enorme, porém temos que nos controlar para evitar problemas.

As pessoas que tiraram a fotografia que queremos incluir tem o direito de decidir o tipo de licença deste trabalho, e detalhes como esse devem ser negociados diretamente com o autor. Google Imagens inclui filtros em seu buscador para encontrar fotografias gratuitas, porém não é infalível, já que não tem como verificar que, efetivamente, essa foto tenha sido publicada nesse site pelo criador da mesma.

Se meu vizinho, por exemplo, encontra uma imagem protegida na Internet e, por desconhecimento, a publica em seu blog, que tem licença Creative Commons em todo seu conteúdo, Google detectará uma imagem gratuita que, na realidade, não é, gerando uma informação que pode causar problemas a muitas outras pessoas.

Algo parecido ocorre com Wikimedia, em cada fotografia, podemos ver o nome do autor e a licença da imagem, porém, não há garantia de que tenha sido realmente o autor quem subiu a imagem, nem dados de contato do mesmo para eliminar a dúvida. Wikimedia trabalha constantemente para eliminar a tempo essa informação falsa, porém durante os dias em que uma fotografia estiver disponível em seu portal até se verificar que o usuário que a subiu é realmente o autor, podem ser feitos muitos usos indevidos do material obtido.

É por isso que é importante divulgar notícias com fotos Creative Commons de 500px ou de Flickr. Estas redes sociais incluem canais de contato com os autores do material, sendo melhor para garantir que a licença mostrada é a especificada pelo autor da mesma.

https://i1.wp.com/wwwhatsnew.com/wp-content/uploads/2012/11/captura-392-600x109.jpg

Garantia de 100% nunca há, porém, se pudermos entrar em contato com o autor do material, sempre teremos um certo respaldo quanto à possíveis problemas que possam ocorrer futuramente.

Podem ver mais dicas sobre este tema no artigo: Sobre bancos de imagens grátis

Fonte: wwwhat’s news

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escolha uma data, clique e veja o que a BFEAAC postou

novembro 2012
S T Q Q S S D
« out   dez »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
%d blogueiros gostam disto: