BIBLIOTECA DA FEAAC/UFC

Início » Educação » O desafio de formar cientistas

O desafio de formar cientistas


 

 A preocupação antiga e permanente de formar recursos humanos em quantidade e qualidade alinhados à uma ciência competitiva finalmente começa a se traduzir em ações relevantes na América Latina – algumas das quais estão destacadas em uma edição recente da Science.
Mediante programas como o  chileno Becas Chile  o equatoriano Universidades de Excelencia  o brasileiro Ciência sem Fronteiras e o argentino ‘BEC.AR’  os países da região estão investindo cada vez mais na capacitação de pessoas no exterior, buscando  a consolidação, expansão e internacionalização da sua produção científica.
Entre as iniciativas, o Brasil se destaca por seus objetivos ambiciosos. Enquanto os demais vizinhos têm anunciado a concessão de 6.000 bolsas em até quatro anos, o Ciências sem Fronteiras, criado em julho de 2011, pretende até 2015, enviar 101.000 brasileiros para estudar nas universidades de maior prestígio no mundo.
O artigo ainda questiona se tem sentido o Brasil investir um orçamento de um milhão e quinhentos mil dólares – mais da metade do seu gasto total anual em ciência, tecnologia e inovação, totalizando 75.000 bolsas de estudo – sendo que há uma grande chance de o país não conseguir absorver a imensa quantidade de pessoal qualificado que o investimento gerará.
Esse contexto leva ao temor natural de que o elevado investimento nas instituições estrangeiras ocorra em detrimento do incentivo financeiro para a educação e investigação nacional.
Leia o artigo na íntegra:
 
 
Fonte: Post  reproduzido do Blog da Biblioteca Central de Ribeirão Preto / USP
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escolha uma data, clique e veja o que a BFEAAC postou

janeiro 2013
S T Q Q S S D
« dez   fev »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
%d blogueiros gostam disto: