BIBLIOTECA DA FEAAC/UFC

Início » Alertas » 10 dicas para obter o máximo benefício em cursos online

10 dicas para obter o máximo benefício em cursos online


Por 

MOOCs

Este ano está chegou com centenas de propostas em educação online e estamos procurando mostrar isso em nossos artigos, falando sobre os mais variados cursos online e gratuitos disponíveis. Porém, para que nossa experiência com a aprendizagem online seja gratificante temos que levar em conta algumas dicas que mostraremos logo abaixo:

Ter uma visão realista do que é um curso online. O fato de ser online, não significa que o conteúdo tenha que ser superficial, nem que nos converteremos em super gênios podendo assimilar o material como mágica. Pode até exigir tanto ou mais de nós que um curso presencial. Há cursos que são mas intensivos, requerem muita pesquisa, debate e se for dado em outro idioma, até muito esforço.

Examinar todo o conteúdo antes de escolher um curso. Para não desanimarmos na metade do curso, porque o currículo não atende a nossas expectativas, é melhor deixar de lado o impulso de nos inscrever só porque o titulo nos parece interessante. Ver o programa do curso, revisar os módulos e, se for possível,- buscar as opiniões dos outros que já tenham o cursado, para ficar claro se é o que buscamos.

Ter bem claro nossos objetivos. Se formos nos inscrever em um determinado curso online porque nos sobra tempo ou só pelo entusiasmo inicial de uma nova experiência, é provável que iremos perder a motivação e, então, nem passaremos das primeiras semanas. Por isso é importante ao nos registrar, pensarmos se o curso é importante realmente e se irá contribuir para melhorar nosso desempenho no trabalho, ou complementar nossos conhecimentos

Organizar nossa agenda. Além de ver a data do início, temos que prestar atenção na duração do curso, assim como as horas semanais que precisamos nos dedicar. Dessa forma, podemos analisar se realmente dispomos de todo o tempo preciso, se precisaremos nos organizar para não esquecermos ou perdermos nosso horário de estudo ou se não é até melhor deixarmos o curso para outra ocasião.

Criar uma rotina de estudo. Estudar de maneira online pode até exigir muito mais disciplina, organização e compromisso. Para não nos frustrarmos nas primeiras tentativas, também vale termos um pouco de paciência  até encontrarmos a metodologia perfeita para nós (horário, tempo de duração dedicado, lugar de estudo, etc). O importante é mantermos um ritmo e o ajustarmos à aprendizagem.

Sermos ativos. A maioria dos cursos online dispõe de fóruns, blogs ou até usam as redes sociais para incentivar a participação e o debate dos temas tratados. Participar ativamente destes recursos também é necessário para garantir e assimilar os conteúdos.

Criar nosso próprio grupo de estudo. Através da mesma plataforma do curso ou pelos meios sociais, podemos convidar outros estudantes a participarem e formar um grupo pequemo para comentar ou analisar os conteúdos dados. Pode resultar em uma maneira prática de não perdermos a motivação.

Investigação adicional. Não esperarmos que todo o suporte venha dos instrutores, também podemos realizar nossa própria pesquisa, relacionar o conteúdo com cursos anteriores, sugerir novo material, entre outros.

Se tivermos dúvidas, perguntar. Se não conseguimos compreender alguma lição, não estamos de acordo com alguma declaração ou desejarmos fazer alguma observação, podemos recorrer ao e-mail oferecido por cada curso ou instrutor para dissiparmos todas nossas dúvidas.

Utilizar recursos web. Não esquecer que dispomos de nossas ferramentas web que podem nos ajudar a aprender muito melhor através de cursos online. Por exemplo, para organizar nosso material de leitura, tomar notas, fazer apresentações e etc…

Fonte: wwwhat’s new

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escolha uma data, clique e veja o que a BFEAAC postou

fevereiro 2013
S T Q Q S S D
« jan   mar »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728  
%d blogueiros gostam disto: