BIBLIOTECA DA FEAAC/UFC

Início » Comunicação Científica » Índice H e Fator de Impacto

Índice H e Fator de Impacto


Fator de Impacto (FI), bastante conhecido e utilizado indicador para avaliação da relevância científica de um periódico, e o mais recente,  o índice H, proposto em 2005 pelo físico argentino Jorge Hirsch, têm sido questionados (em dois diferentes episódios) sobre o seu uso exagerado como indicadores de qualidade de trabalhos científicos:
A revista Chemistry World, editada pela Royal Society of Chemistry, do Reino Unido, decidiu parar de publicar um ranking on-line que era sucesso entre os leitores. Tratava-se da lista, atualizada algumas vezes por ano, com mais de 500 pesquisadores altamente produtivos na área de química, aqueles que ostentam no currículo um índice-h maior que 55. A decisão de suspender o ranking foi uma capitulação às críticas de que ele dava ênfase demasiada a um simples indicador de desempenho, sem levar em conta outros aspectos da produção científica, e poderia induzir universidades e agências de fomento a tomar decisões simplistas ou equivocadas.

**********

O peso exagerado que frequentemente é dado ao fator de impacto das revistas está deixando muitos pesquisadores insatisfeitos. Tanto que uma petição foi lançada na internet, pedindo o fim do uso desse fator de impacto como métrica central na avaliação de mérito de pesquisadores, projetos e instituições. Segundo a petição, chamada Declaração de São Francisco sobre Avaliação dePesquisa(DORA, na sigla em inglês), o mérito de um trabalho (e do cientista que o realizou) deve ser avaliado com base na qualidade do próprio trabalho, e não da revista na qual ele foi publicado. Parece óbvio, mas com frequência não é o que acontece.
Leia os artigos na íntegra:
 

Cientistas extravasam seu descontentamento com fator de impacto das revistas

E você? Concorda ou discorda da maneira como esses indicadores têm sido usados? Também se sente insatisfeito?  Acredita que mudanças virão?
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: