BIBLIOTECA DA FEAAC/UFC

Início » Downloads » Livros grátis são disponibilizados pelo Senado Federal

Livros grátis são disponibilizados pelo Senado Federal


Biblioteca Digital do Senado Federal  (BDSF) armazena, preserva, divulga e dá acesso, em formato digital, a mais de 226 mil documentos  de  interesse do Poder Legislativo, propiciando segurança e preservação da informação, maior visibilidade na Internet, maior rastreabilidade em mecanismos de busca e rápida disseminação do conhecimento.

O acervo digital é variado, dividindo-se entre livros, obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, produção intelectual de senadores e servidores do Senado Federal, legislação em texto e áudio, entre outros documentos.

As obras publicadas na BDSF são de domínio público ou possuem direitos autorais cedidos pelos proprietários, possibilitando acesso e download gratuitos das obras.

O projeto de elaboração e implantação da Biblioteca Digital do Senado Federal nasceu a partir da Portaria do Diretor-Geral nº 115, de 16 de maio de 2006, que designou um grupo de trabalho, composto por bibliotecários e analistas de sistema da Secretaria Especial de Informática do Senado Federal – PRODASEN, para estudar a implantação de uma biblioteca digital para o Senado Federal.

A primeira versão da BDSF, com um total de 55.823 documentos digitais, foi apresentada ao público na 2ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência do Senado Federal, em 22 de novembro de 2006.

A versão definitiva da BDSF foi apresentada nacionalmente, no XXII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, ocorrido em Brasília de 8 a 11 de julho de 2007, e, internacionalmente, durante o World Library and Information Congress: 73rd IFLA General Conference and Council, de 19 a 23 de agosto de 2007, em Durban, África do Sul.

Desde a sua inauguração, o Senado Federal estabeleceu importantes parcerias com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), com vistas à integração da BDSF ao Consórcio BDJur de bibliotecas digitais jurídicas, e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), para o desenvolvimento de estudos do Dspace, software livre usado pela BDSF.

 Acesse aqui o site do Senado Federal

Fonte: Canal do ensino

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escolha uma data, clique e veja o que a BFEAAC postou

junho 2013
S T Q Q S S D
« maio   jul »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
%d blogueiros gostam disto: