BIBLIOTECA DA FEAAC/UFC

Início » Alertas » Dicas para sua apresentação : parte 1

Dicas para sua apresentação : parte 1


Você precisa fazer uma apresentação? Fica em dúvida sobre o que pode ou não fazer?
Elencamos uma série de dicas com atitudes consideradas positivas para melhorar sua apresentação.
Reforce a informação de quem você é
Na maioria dos eventos você será identificado e isto pode fazer com que o público espere ouvir sua história.
Mesmo que o público saiba um pouco sobre você ainda faz sentido dizer um pouco mais sobre si mesmo. Isto não significa sobrecarregar a todos com informação, mas se você em uma ou duas frases explicar sobre o seu contexto isto pode te tornar a pessoa ideal para compartilhar aquelas informações.
 
Ajude o público a manter contato
Muitas apresentações terminam com um slide com o nome do apresentador, e-mail e endereço de redes sociais. Este slide costuma ser exibido por cerca de 3s antes do projetor ser desligado, ou seja, antes que o público tenha tempo de pegar um lápis e papel ou seu laptop/tablet a informação deixa de estar disponível.
Coloque as informações de contato no slide inicial e deixe ele aberto por uns minutos. Pode repetir durante a apresentação, mas cuidado para não exagerar.
Compartilhe histórias reais
Pessoas adoram histórias. Se você precisa explicar alguma coisa para um público tente ‘traduzir’ isso em uma história, uma anedota ou até mesmo uma piada. Se a história que você contar é sobre algo que aconteceu com você é melhor ainda, ainda mais se for um caso engraçado.
Entretenha tanto quanto informe
Um ponto muitas vezes esquecido: sua tarefa é, pelo menos em parte, entreter seu público. Eles deixaram de fazer alguma coisa e fecharam seus “notebooks” e estão focados em você. Por que não recompensar com alguma coisa interessante? Sua fala não precisa ser necessariamente exclusiva sobre o assunto, é interessante começar com algo relacionado ao tópico desde que isso seja divertido.
Nunca esqueça que as pessoas vão ouvir com mais atenção o que você está dizendo se estiverem se divertindo.
 
Cronometre perfeitamente o tempo
Quando você está falando o público está emprestando/investindo um pouco de seu tempo em você. Respeite este investimento e não abuse. Se disponibilizaram 30 minutos, sinta-se à vontade para usar apenas 25 minutos. Seus objetivos principais são entreter, informar e fazer com que o investimento de tempo do público tenha valido a pena. E não usar todos os minutos disponíveis.
A preocupação não deve ser relacionada ao tempo de fala, mas sim em promover uma excelente apresentação. Mesmo que signifique terminar 15 minutos antes. Você pode aproveitar este tempo para responder a mais perguntas de seu público. Lembre-se: quanto melhor for a sua apresentação maior será o número de questões.
Forneça algo para levar para casa
“Eu tento sempre pensar em algo específico que eu possa entregar – em palavras, não em ganhos – que o público possa aplicar assim que voltar para o trabalho.”
A inspiração é importante, legal e produtiva, mas realmente ajuda se você tiver algo tangível para oferecer para o público e que possa ser aplicada imediatamente.
Sinta-se à vontade para repetir
É natural presumir que todo o seu público está prestando atenção a tudo o que você está falando. Na verdade, as pessoas ouvem 30% do que você diz e disso elas tentam constantemente traduzir aquilo para se adaptar às suas perspectivas e agendas. Além disso, coisas que você pensa que são lógicas e evidentes podem não fazer sentido imediatamente para todos os ouvintes.
Por isso não custa repetir sua fala algumas vezes. Se você quer explicar um certo princípio, primeiro explique isso. Depois forneça dois exemplos dos princípios de seu trabalho. Então, no final de sua fala, destaque brevemente os diferentes princípios mencionados.
Ajude o público a lembrar ao menos uma coisa
É muito fácil sobrecarregar o público com informação. A maior parte das pessoas não consegue absorver muitas informação, além disso há chances de não ser o único orador do dia.
Pense desta forma: se 10% das pessoas do público realmente ouvir sua história e lembrar de um ou dois pontos importantes elas podem incorporar isso em suas vidas, você foi muito bem. Foque em fornecer algo que as pessoas podem lembrar e que possa a vir a ter um impacto em suas vidas.
Conecte-se com seu público
Não importa quão grande seja o público, seu objetivo é fazer com que todos sintam como se você estivesse falando particularmente com cada um.
Tem alguns truques que você pode usar. “Quando sou anunciado como o apresentador, eu levanto e olho para o público, não apenas por um segundo, mas o maior tempo possível. Eu tento manter o contato visual com o maior número de pessoas, olhando para muitas delas, nos olhos […]”.
Isto funciona por algumas razões. Em um espaço grande o público não vai realmente ver o que e para onde você está olhando. Se você olha para uma pessoa no meio de um grupo de 50 pessoas todas elas vão ter a impressão de que você está olhando individualmente para elas. Olhar devagar o público e sorrir para algumas pessoas dará a muitos a impressão de que você está olhando diretamente para eles.
Fonte: Texto “9 Simple Things Great Speakers Always Do” de Jeff Haden para o site Business Insider.
* Observações:
a) Texto traduzido pela autora do post.
b) dicas baseadas na experiência de Boris Veldhuijzen van Zanten, fundador do TwitterCounter e The Next Web.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: