BIBLIOTECA DA FEAAC/UFC

Início » Alertas » Dicas de apresentação : parte 2

Dicas de apresentação : parte 2


No post de ontem elencamos uma série de dicas com atitudes consideradas positivas para melhorar sua apresentação. Hoje a lista inclui o que não devemos fazer em uma apresentação.
Seguindo as dicas fornecidas por Boris Veldhuijzen van Zanten da TwitterCounter and The Next Web você não deve:
Dizer “Estou cansado/de ressaca”
Uma em cinco apresentações em eventos inicia com uma desculpa: “Eles só me convidaram ontem” ou “Eu estou cansado da minha viagem”, ou outras desculpas que o público não quer ouvir.
O público quer ver você dar o seu melhor. Se você se sente um “trapo” e não pode dar o seu melhor, você poderia ter cancelado.
“Vocês podem me ouvir? Sim, vocês podem!”
É assim que a maioria das pessoas inicia as suas falas. Elas batem no microfone três vezes, gritam, “Vocês do fundo podem me ouvir? e depois sorriem quando se torna claro que sim todos estão ouvindo, mas ninguém levantou a mão.
Não é sua responsabilidade chegar o aúdio. Tem que pessoas que fazem isso, e em caso de não havere teste o volume antes de seu tempo.
Mas se você vai falar no microfone e tem a impressão de que não está funcionando, fique tranquilo, conte até três e tente de novo. Se você ainda achar que o som não está funcionando, caminhe lentamente para a lateral do espaço e discretamente peça ao moderador para checar isso para você.
Enquanto isso, sorria para a platéia com um olhar confiante. Entenda que tudo funciona (até que se prove o contrário), então fique calmo e espere o conserto.
“Eu não consigo te ver porque as luzes estão muito fortes”
Sim, quando você está no palco as luzes são fortes e quentes e isto dificulta sua visão do público. Mas eles não precisa saber sobre isso.
Apenas olhe para o escuro, sorria frequentemente e atue como se sentisse em casa. Sinta-se à vontade para caminhar no meio do público se você quiser vê-los de perto.
E não ‘cubra’ seus olhos para ver as pessoas, mas educadamente peça para o responsável ligar as luzes da sala se você quiser perguntar algo para o público.
“Eu vou voltar a isso mais tarde”
Se acontecer de você tropeçar em um público ansioso para aprender e interagir, agarre a chance e aproveite. Se alguém fizer uma pergunta que está em um próximo slide pule imediatamente para ele.
Se alguém é corajoso o suficiente para levantar a mão e fazer uma pergunta, elogie ele e convide o resto da platéia a fazer o mesmo. Nunca impeça nada;
“Vocês podem ler isso?”
A regra comum é colocar a fonte de seus slides duas vezes a média de idade dos participantes. Sim, isto significa que se você espera um público acima de 40 anos você deve usar uma fonte 80.
Você não vai conseguir colocar muito texto no seu slide, o que é uma boa coisa.
“Deixa eu ler isso alto para vocês”
Nunca coloque muito texto em um slide no qual as pessoas vão perder tempo lendo isso. E se você fizer isso, certifique-se de não ler isso em voz alta para eles.
A melhor forma de perder a atenção de seu público é adicionar texto a um slide. Aqui está o que acontece quando você coloca mais de quatro palavras em um slide: as pessoas começam a ler ele. E o que acontece quando elas começam a ler? Elas param de ouvir você.
Use apenas títulos curtos nos slides, e memorize qualquer texto que seu público queira ouvir. Ou, se você tiver que incluir uma cota de três frases, anuncie que todos podem ler e fique quieto por seis ou oito segundos para eles realmente lerem isso.
“Desliguem seus celulares e tablets”
Antes você podia pedir ao público para desligar seus equipamentos. Hoje não mais. Agora as pessoas twittam citações impressionantes de sua fala ou tomam notas em seu iPad.Você pode sim pedir para que coloquem no silencioso.
Certifique que sua fala é tão incrivelmente inspiradora que vai fazer com que o público não queira perder um segundo. Não demande atenção, em vez disso mereça a atenção.
“Você não precisa anotar nada ou tirar fotos. A apresentação estará disponível online”
 É realmente interessante disponibilizar sua apresentação. Mas se é uma boa apresentação não ter mais do que algumas palavras e não será de tanto uso para o público.
Para muitas pessoas a ação de escrever é uma forma mais fácil de memorizar algo que ouviu. Em resumo, permita que as pessoas possam fazer isso durante sua apresentação.
 
“Deixe-me responder a questão”

É interessante você responder às questões de forma imediata, mas você precisa fazer uma coisa primeiro. Muitas vezes, a pergunta de um membro da platéia ficará clara para você, mas não para o resto do público.
Então, por favor, diga “Eu vou repetir a questão para que todos possam ouvi-la” e então responda.
Além disso, quando você cria o hábito de repetir as questões, isso dá a você um pouco mais de tempo para pensar em uma resposta melhor.

“Eu vou ser breve”
Esta é uma promessa que ninguém cumpre. Mas muitas apresentações começam assim.
O público não se importa se vai ser breve ou não. Eles investiram seu tempo e querem apenas serem informados e inspirados. Então diga “Esta apresentação vai mudar a sua vida” ou “Está apresentação está programada para 30 minutos, mas eu vou fazer isso em 25 minutos então você vai poder sair e tomar um café antes do esperado”.
Então tudo o que você tem que fazer é cumprir com a promessa.
“O quê? Estou sem tempo?! Mas eu ainda tenho mais 23 slides!”
Se você está despreparado e precisa de mais tempo que o necessário, você fez ‘asneira’. Você deve praticar sua apresentação e fazer com que se adeque ao tempo permitido.
Melhor ainda se terminar cinco minutos antes e perguntar se alguém tem alguma questão. Se ninguém tiver convide-os para um café para conversar pessoalmente. Dar ao público cinco minutos recompensa com respeito e gratidão. Passar cinco minutos a mais deixa o público desanimado.
Texto de Jeff Haden para Inc.
*Observações:
a)Texto traduzido pela autora do post
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: